O Instituto

Desde sua fundação em 2007, o Instituto Ricardo Juncker tem promovido a construção do corpo, alma e mente de crianças, jovens e idosos, suas famílias e comunidades.

Nascemos como uma homenagem sincera a uma pessoa amada.

Hoje nos tornamos uma alavanca na promoção do desenvolvimento humano e social.

26.375
atendimentos realizados

desde a fundação

Oficinas profissionalizantes

Palestras sobre saúde, cidadania e meio-ambiente

Um dia de serviços gratuitos dedicado à comunidade

Capacitação e atualização para Instituições

Bolsas parciais de estudo em cursos superiores

Nós do Instituto trabalhamos para buscar e viabilizar parcerias com as iniciativas pública e privada na realização de projetos que promovam o desenvolvimento humano e ajudem a criar oportunidades para as comunidades.

Somos uma OSCIP – Organização Social e Civil de Interesse Público – desde a nossa fundação, e temos nisso um compromisso permanente de ética, eficiência e transparência.

Nossa missão é promover o desenvolvimento humano; contribuir para a construção do corpo, alma e mente; ter como objetivo a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes, idosos, de suas famílias e comunidades.

Nosso objetivo é tornar o Instituto reconhecido entre parceiros, comunidades e autoridades como um sinônimo de apoio ao desenvolvimento humano, com excelência, comprometimento e sucesso na execução, e como referência de idoneidade e transparência.

Entre nossos valores, a ética é o alicerce, sobre o qual atuamos com generosidade, compaixão e sabedoria.

Ricardo Juncker

O Instituto é, antes de tudo, uma homenagem, dedicado a celebrar a memória de Ricardo Juncker. Um pai exemplar, marido amado e amigo querido, que tocou com seu caráter e amizade marcante as vidas pelas quais passou. Assim, o Instituto nasceu com o objetivo maior de significar para a comunidade tanto quanto o Ricardo significou na vida dos que o conheceram: um parceiro presente e acolhedor.

Ricardo nasceu em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no dia 28 de março de 1958. Nesta cidade cresceu e morou por toda a sua vida. Em maio de 2006, Ricardo faleceu inesperadamente aos 48 anos, vítima de infarto agudo. Sua esposa, Rosi Juncker, vislumbrou que os princípios e valores tão estimados e tão praticados por Ricardo Juncker não poderiam simplesmente se perder com o passar do tempo.

Com isso, surgiu o desejo forte de homenageá-lo e de levar adiante seus pensamentos e filosofia de vida, sempre permeados pelo imenso amor nutrido durante seus vinte e cinco anos de casamento. Nascia neste momento o embrião do Instituto Ricardo Juncker. E assim, fundamentado no amor, sentimento mais puro e verdadeiro, o Instituto Ricardo Juncker veio ao mundo contando com o carinho e envolvimento dos filhos, dos familiares e dos amigos, iniciando suas atividades em 2007.

Queremos partilhar com a sociedade os mesmos valores que nosso inspirador Ricardo Juncker acreditava serem a base para a formação do ser humano: ética, respeito, dignidade e integridade, sob a ótica de que somos seres únicos, com direitos e deveres, características individuais, desejos, capacidades e saberes diferentes. Mas, que unidos, somos capazes de grandes feitos.

Trajetória Profissional

Cursou o ensino fundamental no Bairro Jardim do Mar e o curso técnico em Mecânica na Escola Técnica Industrial “Lauro Gomes”, formando-se em 1974. Ricardo Juncker graduou-se em Engenharia Mecânica e concluiu três pós-graduações e possuía fluência nos idiomas inglês, Italiano e espanhol. Sua vida profissional, durante vinte e quatro anos trabalhados nas empresas Scania Latin America Ltda. e por seis anos na Iveco Latin America Ltda., foi pautada pelo impecável profissionalismo, por responsabilidade e por um grande número de amigos verdadeiros.