Saúde Cidadania e Bem Estar

Serviços como corte de cabelo, orientação jurídica e certidões de cartório, tudo de graça, no mesmo lugar!

Um dia dedicado à prestação de serviços gratuitos à comunidade!

Periodicamente, o Instituto Ricardo Juncker dedica um sábado para levar a comunidades um conjunto de serviços e atividades oferecidos gratuitamente à população através de parceiros e voluntários. Em todas as edições contamos com:

  • Cortes de cabelo;
  • Medição de pressão arterial e orientações sobre saúde;
  • Serviços de cartório com segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito em todo território nacional;
  • Orientação jurídica e financeira;

Além destes serviços, temos também outras atividades que podem ser realizadas e variam de edição para edição, como:

  • Cinema infantil com pipoca
  • Odontologia
  • Fonoaudiologia
  • Oficinas de origami
  • Algodão doce
  • Teatro

Você, ou sua empresa, possui algum serviço ou atividade que pode ser oferecido gratuitamente? Entre em contato com a gente! Teremos o maior prazer em te-lo na nossa próxima ação!

Ciclo de Palestras

Palestras sobre saúde, cidadania e meio ambiente para quem mais precisa!

Há 10 anos o Instituto leva a comunidades carentes aquele que é o bem mais precioso de todos: informação.

Desde nossa fundação que temos nos dedicados a informar e educar pessoas, e o Ciclo de Palestras é a nossa principal ferramenta para isso. Realizadas de sábado em sedes comunitárias e entidades assistenciais, com 1h30 de duração, as palestras levam assuntos relacionados a saúde, cidadania e meio ambiente, e são ministradas sempre por profissionais gabaritados em suas áreas de atuação, e sempre de forma voluntária.

Você também gostaria de realizar palestras e levar informações sobre sua área de atuação a comunidades carentes? Então entre em contato conosco! Nós teremos o maior prazer em te-lo no nosso próximo Ciclo de Palestras!

Assessoramento Institucional

Capacitação e atualização de entidades e assistidos sobre a Política Pública de Assistência Social!

Do terceiro setor para o terceiro setor: na Assessoria Institucional, nós nos dedicamos a capacitar e fortalecer entidades e organizações assistenciais

Essa iniciativa nasceu através do convívio com as outras entidades de São Bernardo do Campo e a constatação de uma realidade: cobrança e fiscalização dos órgãos públicos, mas pouca informação repassada às entidades.

Em parceria com profissionais com vários anos de experiência na área, o Instituto se posicionou como disseminador de informações. Dessa forma, levamos a técnicos, dirigentes e usuários, oficinas e programas de capacitação voltados para a Política Pública de Assistência Social e suas particularidades, onde conseguimos assim capacitar profissionais e empoderar atendidos.

Abordamos também áreas como planejamento, gestão e captação de recursos; oferta, execução, monitoramento e avaliação de projetos e serviços. Mas nosso objetivo principal é promover o acesso ao conhecimento, aos meios e recursos que permitem uma maior participação social na reivindicação dos direitos de cidadania.

Ainda dentro da Assessoria Institucional, o Instituto também pode se dedicar à organização e realização de Conferências Municipais de Assistência Social. Nos últimos anos já tivemos experiências bem-sucedidas em eventos como a Conferencia Municipal do CMDCA (Ribeirão Pires – SP em 2015), a Conferencia Municipal do CMAS (São Bernardo do Campo – SP em 2015) e suas pré-conferências em territórios CRAS e CREAS (em 2014)

Você trabalha ou é atendido por uma entidade assistencial? Você deseja ter mais conhecimento sobre a Política Pública de Assistência Social, ou se atualizar sobre suas últimas mudanças? Entre em contato conosco! Nós do Instituto Ricardo Juncker teremos o maior prazer em ajuda-lo!

Quem Sabe Ensina, Quem Aprende Faz

Capacitação e aperfeiçoamento profissional para comunidades carentes e entidades assistenciais!

Um projeto dedicado à capacitação de pessoas, realizado por profissionais, para futuros profissionais!

Em junho de 2009 nós realizamos uma pesquisa no Jardim Limpão, em São Bernardo do Campo – SP, para saber quais eram as atividades econômicas realizadas na comunidade que seus moradores gostariam de passar adiante ou aprender sobre. Mais de 1/4 dos entrevistados responderam manicure e pedicure. Assim nasceu o Quem Sabe Ensina; Quem Aprende Faz.

Hoje levamos para comunidades carentes e entidades assistenciais oficinas de profissionalização, através de profissionais voluntários, relacionadas a áreas de atividade como vendas, diarista e mensalista, governança hoteleira, cuidador social de idosos, e capacitações, como comunicação interpessoal e preparação para o mercado de trabalho.

Em épocas de crise, sobem os índices de desemprego, e junto com eles, a informalidade. Aprender uma nova atividade, ou ter a oportunidade de ampliar seus conhecimentos onde já atua é fundamental, e nós do Instituto estamos cientes disso, sempre em sintonia com as expectativas e necessidades das comunidades atendidas.

Você é um profissional, ou uma empresa, e gostaria de realizar uma oficina de profissionalização? Ou deseja levar este projeto para a sua comunidade ou entidade assistencial? Entre em contato conosco! Nós teremos o maior prazer em ajuda-lo!

Cuidando do Cuidador

Transdisciplinaridade, gestão de conflitos e Cultura de Paz, em Instituições, Comunidades e Empresas

Todos nós nos passamos por cuidador em certo ponto da vida. Aqui nos dedicamos a aprimorar este papel.

A Universidade da Paz, a UNIPAZ, é uma rede internacional que possui unidades na Europa e na América Latina e busca despertar a inteireza do ser humano a partir da Transdiciplinaridade e da cultura de paz. Instigar reflexões e vivências para o autoconhecimento possibilitando potencializar saberes e aptidões é o principal objetivo desta importante atuação do Instituto Ricardo Juncker, o qual é representante na região do ABC da UNIPAZ/SP – Capital, viabilizando, promovendo e contemplando uma formação que vai desde sensibilização à formação completa com licenciatura Lato Senso em Transdiciplinaridade. Esta atuação contempla desde empresas com grupos com demanda especifica até encontros nas comunidades, valorizando a flexibilidade inerente à existência humana.

A atualização de conhecimentos e sua permanente reciclagem são necessidades que abrangem todas as pessoas, independentemente da sua formação educacional, que vem corroborar com a importância para a formação (aquisição de competência para o exercício de uma função) e a qualificação (aprimoramento de habilidades) de profissionais para o mercado de trabalho, seja de nível básico, médio ou superior. Fiel à metodologia UNIPAZ Universidade Internacional da Paz/SP com profissionais gabaritados e credenciados pela mesma. Há possibilidade de realização desde sensibilizações até formações Lato Senso.

Futuro Superior

Bolsas de até 53% em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, em diversas áreas!

Conhecimento é o bem mais importante que uma pessoa pode ter, e com o Futuro Superior, ajudamos nessa jornada.

O mercado de trabalho se torna dia a dia mais exigente, e é preciso estar preparado para os desafios que serão exigidos. Nós sabemos disso, e também entendemos que uma boa formação é capaz de abrir muitas portas.

Assim, através de convênio firmado com a UMC – Universidade Mogi das Cruzes (nos campus Mogi e Villa Lobos) e com a FAINAM –Faculdades Integradas Americanas, O Instituto pode oferecer bolsas de estudo (a pessoas associadas ou não) em diversos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, que podem chegar a até 53%, e por toda a duração do curso!

Você tem interesse em estudar com desconto? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em poder te ajudar nessa jornada!